quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Urano, o Céu

  Urano é o deus grego responsável pelo céu, foi gerado espontaneamente por Gaia, a Terra, e se tornou seu consorte, assim como o primeiro senhor supremo do universo e rei dos deuses. Os antigos gregos imaginavam o céu como uma cúpula de bronze sólida, adornada com estrelas, cujas bordas desciam para descansar no horizonte da terra plana.
  Urano é aquele que proporciona a chuva, o que fecunda a Terra (Gaia), ele aparecia todas as noites para cobri - lá. Desta forma gerou com Gaia os três Ciclopes Brontes, Trovão, Arges, Raios, e Estéropes, Relâmpago, e os três Hecatônquiros Briereu, o Vigoroso, Cato, o Furioso, e Giges, o Membrudo. Mas Urano detestou os filhos por ele gerados, então ele os aprisionou nas profundezas do Tártaro, nas entranhas da terra, causando uma dor insuportável a Gaia. Urano ainda pode gerar os doze Titãs, seis homens e seis mulheres.
  A deusa Gaia, que com isso sofria dores imensas, persuadiu cinco dos seis filhos a se rebelarem. Quatro deles se puseram como sentinelas nos quatro cantos do mundo, prontos para agarrar o pai quando este descesse para deitar-se sobre Gaia. O quinto, Cronos, colocou-se no centro e, armado com uma foice de sílex, forjada por Gaia. Ele emboscou seu pai, castrou-o enquanto seus irmãos Ceos, Crio, Hipérion e Jápeto o seguravam e lançou os testículos cortados ao mar.
  O sangue de urano caiu sobre a terra, produzindo as três Fúrias, que personificam a vingança, eram elas Tisífone, o Castigo, Megera, o Rancor, e Alecto, a implacável, e também os Gigantes Alcioneu, Athos, Clytias, Encélado, que é conhecido também como senhor do gelo, e Echion. A partir dos testículos lançados ao mar nasceu Afrodite, a deusa do amor.
  Após sua queda, Urano profetizou a derrota dos titãs e a punição que sofreriam por seus crimes, com a derrota de Urano seu filho mais jovem, o Titã Cronos, se tornou o mais novo senhor supremo do Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário